exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

Executivo do Game of War preso por roubar segredos comerciais da própria empresa

Jing Zeng foi detido pelo FBI depois de roubar dados da própria empresa. O objetivo era chantagear a companhia para receber uma indemnização choruda.

  • 333

Jing Zeng, um executivo que exercia as funções de diretor global para infraestruturas da Machine Zone – a empresa que criou o popular jogo Game of War: Fire Age para dispositivos móveis –, foi detido por roubar segredos comerciais da companhia. De acordo com o The Wall Street Journal, Jing Zeng foi intercetado por agentes do FBI quando tentava embarcar num avião em Pequim.

O funcionário estava a tentar fugir com informações sobre o comportamento de milhões de utilizadores do jogo, sendo que tinha-las retirado das bases de dados internas da Machine Zone. Apesar destas informações poderem fornecer indicações úteis para a concorrência – especificamente sobre como os utilizadores gastam dinheiro no jogo –, a ideia de Jing Zeng seria aproveitá-las para fazer chantagem com a entidade patronal.

É que o executivo, que tinha sido recrutado no ano passado, estava insatisfeito com o seu cargo, tendo pedido para mudar. O seu pedido foi indeferido e os superiores hierárquicos pediram-lhe que abandonasse a companhia. Jing Zeng começou então a descarregar dados dos utilizadores para depois poder forçar a Machine Zone a dar-lhe uma indemnização maior.

  • 333