exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

O que acontece a um iPhone 6s a 18 graus negativos?

Não deixe cair o seu iPhone no chão; e não se esqueça dele no congelador ou no forno. Os peritos da SquareTrade explicam porquê.

  • 333

De um lado o iPhone 6s e o iPhone 6s Plu. Do outro o Galaxy Note 5 (que não está à venda na Europa). Todos os três telemóveis foram sujeitos a testes de resistência que qualquer consumidor mais avisado deve evitar: calor, frio e quedas variadas. No final, os peritos envolvidos no Breakability Test da SquareTrade, confirmaram que os telemóveis não são todos iguais e que ainda se justifica comprar capas protetoras de telemóveis.

Desta bateria de testes, há alguns ensinamentos a reter: ao cabo de 15 minutos numa temperatura de 43 graus os três telemóveis desligaram-se automaticamente para protegerem as respetivas baterias do excesso de calor. No extremo inverso, as reações divergem: a bateria do iPhone 6s esgotou-se ao cabo de meia hora e a do 6s Plus durou quase o dobro; no caso do Galaxy Note 5, a bateria permite quase duas horas de funcionamento. As mais recentes versões do iPhone aparentam ter sanado as falhas relacionadas com o denominado “bendgate”: o iPhone 6s resistiu a uma pressão de 81,5 quilos, enquanto o iPhone 6s Plus e o Galaxy Note 5 se ficaram pelos 77 quilos de pressão.

Nas quedas, não há grandes diferenças a assinalar: os três telemóveis resistem com danos mínimos quando caem sobre um dos vértices, mas tendem a ficar com os ecrãs partidos quando caem de frente. O que confirma que, apesar dos investimentos e do marketing associado às novas gerações de ecrãs, as marcas de telemóveis ainda têm um caminho para percorrer até conseguirem fabricar dispositivos que resistem às quedas e choques. De acordo com a SquareTrade, empresa que realiza estes testes de resistência a fim de potenciar a imagem comercial de seguros contra sinistros, 50% dos telemóveis terminam os seus dias de ecrã partido.

Um último teste permite tirar as teimas quanto à resistência dos iPhones 6s e 6s Plus e Galaxy Note 5: os três telemóveis resistiram a um mergulho na água – apesar de os iPhones terem perdido temporariamente o som.

Nesta página pode, ver o vídeo da SquareTrade sobre os testes realizados com os iPhones 6s e 6s Plus, e Galaxy Note 5.

  • 333