exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

Como um avião de papel se tornou num drone que capta imagens

PowerUp FPV transmite vídeos em direto e pode ser controlado com movimentos da cabeça. No Kickstarter, é uma das "sensações" do momento.

  • 333

Hugo Séneca

A engenharia apurada por gerações de crianças que criaram aviões de papel está em vias de sofrer um salto evolutivo: o projeto PowerUp FPV precisou apenas de quatro horas para superar os 100 mil euros angariados no Kickstarter e, atualmente, conta com encomendas de 1359 pessoas que já superam os 260 mil euros. O que abre perspetivas para o projeto liderado pelo empreendedor Shai Goitein: entregar aos participantes na campanha de crowdfunding uma armação motorizada que transforma qualquer avião de papel num drone capaz de captar e transmitir imagens em direto. A data de entrega é: fevereiro de 2016.

O drone, que é apresentado como o primeiro a fazer transmissões em direto, foi desenvolvido em parceria com a Parrot. O novo PowerUp FPV consegue transmitir vídeos para um telemóvel que tanto pode ser usado nas mãos, como em modo de óculos de realidade virtual. Em ambos os casos, o telemóvel é usado para manobrar o avião de papel (sim, é possível direcioná-lo com o movimento da cabeça).

Quem preferir voos menos trabalhosos, poderá ainda enveredar por sessões de voo em piloto automático.

O PowerUP FPV está preparado para viajar a 30 Km/h, consegue transmitir vídeos por Wi-Fi a 100 metros de distância e permite ajustar a posição das câmaras a fim de garantir a captação de imagens de diferentes perspetivas. O armação composta por uma liga de fibra de carbono e nylon, 10 minutos de bateria, e descolagem assistida que ativa os motores apenas quando deteta que o avião foi lançado.

  • 333
  • Fita ajuda cegos a detetarem obstáculos

    Ciência

    A Sentiri dá feedback háptico para ajudar as pessoas que não conseguem ver a desviarem-se de obstáculos, sendo que também pode ser conectada a um smartphone para tirar proveito do Google Maps e definir um trajeto seguro.