exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

Cidade recusa energia solar por «matar plantas»

Durante uma reunião camarária nos EUA, os responsáveis recusaram a criação de uma quinta de painéis solares usando argumentos como esta sugar toda a energia do Sol e por matar plantas.

  • 333

A town meeting, uma espécie de assembleia de poder local nos EUA, de Woodland está a tornar-se conhecida e não pelas melhores razões. Os cidadãos ali reunidos votaram contra a criação de uma quinta de painéis solares na cidade. A oposição foi veiculada por Jane Mann, uma ex-professora de Ciências. Mann opôs-se ao projeto dizendo que a quinta iria fazer desvalorizar a sua propriedade e que tinha provas de que as plantas próximas deste género de painéis solares não floresciam porque os painéis acabavam por «sugar toda a energia do Sol», noticia o Boing Boing.

A preocupação desta ex-docente é que as plantas não recebam luz do Sol suficiente para fazer a fotossíntese e se expandirem. Por outro lado, a professora pede ainda que sejam divulgados estudos conclusivos que provem que as quintas de painéis solares não estão relacionadas com o aumento de casos de cancro nas proximidades.

Com a oposição veemente desta ex-professora e de outros cidadãos, a cidade acabou por recusar a instalação da quinta de painéis solares.