Tailandês enfrenta pena de prisão por insultar cadela do rei nas redes sociais
Um operário fabril foi acusado de um crime de lesa-majestade e arrisca-se a uma pena de prisão que pode chegar aos 37 anos. Na origem do imbróglio está um comentário sarcástico sobre a cadela do rei.

Tongdaeng foi retirada das ruas pelo rei Bhumibol Adulyadej em 2002
Thanakorn Siripaiboon é um operário fabril que foi acusado pelo tribunal militar tailandês de fazer um comentário sarcástico online sobre a cadela do rei. A afirmação que despoletou a polémica ainda não foi tornada pública, mas Siripaiboon arrisca uma pena de prisão que pode chegar aos 37 anos.
De acordo com o The New York Times, a acusação oficial é de insubordinação e insulto ao rei Bhumibol Adulyadej, que são considerados crimes graves na Tailândia. Além disso, o operário também foi acusado de partilhar no Facebook alegações de corrupção no seio das instituições militares. Como a Tailândia está sob o efeito de lei marcial, não será possível recorrer da decisão judicial.
Refira-se que a cadela em causa chama-se Tongdaeng e é uma figura bem conhecida dos tailandeses. O animal foi recolhido das ruas pelo rei e, em 2002, foi escrito um livro sobre ele, que depois deu até origem a um filme de animação.
Relacionados
-
Drone movido a hidrogénio consegue voar duas horas
O produto desenvolvido pela Intelligent Energy conjuga a bateria tradicional com o hidrogénio e consegue voar durante duas horas.
-
Já é possível carregar o telemóvel a partir de urina
Um professor do Bristol BioEnergy Centre criou um sistema que usa a urina expelida pelo utilizador e a movimentação dos seus passos para gerar energia suficiente para carregar um telemóvel ou um wearable.
-
Humanos dormem muito menos do que os macacos
Um estudo da Duke University concluiu que os humanos dormem, em média, sete horas por noite, menos de metade do que alguns primatas como os lémures.
-
O smartphone com bateria para dez dias
A Oukitel apresentou um telemóvel inteligente com especificações técnicas modestas, mas que prometem uma autonomia de dez a quinze dias.
Em destaque na Homepage
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
O projeto ESUS promete fazer o que ninguém fez até agora: desenvolver um dispositivo que caracteriza com precisão a extensão e a tipologia de uma catarata num olho humano. O primeiro produto poderá chegar aos consultórios dentro de três anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Mais de 30 tecnológicas, incluindo Microsoft e Facebook, assinaram um acordo em que se recusam a ajudar qualquer governo que tente encetar ciberataques.
-
-
-
-
-
Anacom anuncia novas regras para a portabilidade dos números de telemóvel
17.04.2018 às 14h13
Comentários