exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

Polícia holandesa treina águias para caçar drones

Paulo Matos

  • 333

Nos testes já efetuados, a ave mostrou não ter dificuldades em intercetar o drone e trazê-lo para o chão. Contudo, ainda estão a ser estudadas possíveis medidas adicionais de segurança para evitar que as hélices possam magoar as águias.

Paulo Matos

As autoridades policiais da Holanda estão a testar uma nova forma de intercetar drones: águias. Para tal, a polícia juntou-se à Guard From Above, uma empresa que treina aves de rapina, para averiguar se estes predadores seriam capazes de apanhar os quadcópteros em segurança.

O resultado dos testes pode ser visto no vídeo abaixo, sendo que a águia não teve problemas em agarrar um DJI Phantom em pleno voo. Contudo, de acordo com o IEEE Spectrum, ainda será necessário fazer mais testes para assegurar que não há perigos para as aves.

É que, apesar das garras das águias terem a força suficiente para partir ossos, as hélices de um drone já se mostraram capazes de cortar carne humana. Assim, está a ser estudada a hipótese de se criar uma espécie de proteção adicional.

  • 333