exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

CIA publica verdadeiros Ficheiros Secretos

A agência de inteligência dos EUA decidiu publicar alguns dos ficheiros sobre as suas investigações sobre visitantes alienígenas realizadas na década de 1940 e 1950.

  • 333

A CIA aproveitou o buzz criado pelo lançamento de novos episódios da popular série Ficheiros Secretos e decidiu abrir também parte dos seus arquivos. A agência publicou no seu site alguns dos ficheiros relacionados com investigações alienígenas, sendo a primeira vez que o faz de forma aberta e descontraída. «Espreite os nossos X-Files», escreve a agência na página online, antes de apresentar alguns documentos que poderão interessar tanto a cépticos como a crentes.

Entre as publicações, estão relatos de avistamentos de OVNIs em 1952 na Alemanha, Espanha, Norte de África e Congo Belga.

Todos os documentos agora publicados já tinham sido desclassificados em 1978, através do Freedom of Information Act, mas esta é a primeira vez que a CIA arrumou-os e divulga-os no seu próprio site de forma estruturada.

Além destes documentos, a agência revela ainda como proceder se estiver interessado em investigar relatos de avistamentos de OVNIs ou procurar evidências de vida extraterrestre no nosso planeta.