exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

Bombaim vai ter zonas No-Selfie

As autoridades indianas estão preocupadas com as mortes causadas por acidentes ao tirar selfies. Foram criadas 16 zonas na cidade onde a simples permanência pode valer uma multa.

  • 333

A moda de tirar uma selfie em locais inóspitos ou com paisagens de tirar a respiração tem um risco inerente: desde 2014, 49 pessoas perderam a vida em acidentes causados a tentar tirar uma selfie. Dessas 49 mortes, 19 fatalidades registaram-se na Índia. As autoridades do subcontinente asiático estão preocupadas e criaram 16 zonas designadas por no-selfie.

Nessas zonas, além de ser proibido tirar os auto-retratos com o telemóvel, é mesmo vedada a permanência. Quem não respeitar a proibição, incorre numa multa de cerca de 15 euros.

Estas zonas foram escolhidas por representarem um risco conhecido e não reunirem as condições de segurança mínimas para a permanência de pessoas. «Identificamos estes pontos em Bombaim para evitar que as pessoas lá vão e evitar que estes acidentes aconteçam», disse Dhananjay Kulkarni, porta-voz da polícia daquela cidade, citado pela CNN.

No Japão, os selfie sticks estão proibidos em algumas estações ferroviárias para evitar que as pessoas percam o equilíbrio e caiam para as linhas e, na Rússia, foi divulgada uma campanha publicitária a alertar para o perigo de tirar selfies em locais como telhados e autoestradas.