exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

Gastou mais do que devia? Então esta pulseira dá-lhe um choque de 255 volts

Uma empresa britânica quer tirar partido da Internet das Coisas (IoT) para mudar os hábitos dos consumidores.

  • 333

Preparado para fazer uma loucura com o cartão de crédito? Preparado para um choque de 255 volts? Em caso afirmativo, a Inteligent Environments tem o serviço que procura. A empresa britânica desenvolveu uma funcionalidade capaz de levar uma pulseira eletrónica a descarregar choques elétricos sempre que os gastos superam limites predefinidos numa conta bancária.

Para desenvolver o novo conceito, a Inteligent Environments recorre uma pulseira Pavlok, que pode causar choques de 255 volts, através do contacto com a pele do utilizador. A Pavlok tem vindo a explorar o conceito numa campanha de angariação de fundos no Indiegogo.

Os responsáveis da Inteligent Works pretendem posicionar o novo serviço como pertencendo a uma nova gama de soluções que tiram partido do potencial da Internet das Coisas (IoT). A Inteligent Environments refere ainda que o mesmo conceito pode ser aplicado a climatizadores ou termóstatos. Nesta última alternativa, o comando enviado diretamente dos sistemas bancários poderia levar à diminuição automática da temperatura de uma casa, quando é necessário fazer poupanças.

Em declarações à BBC, David Weber, líder da Inteligent Environments, recorda que a tecnologia pode ajudar a mudar comportamentos, mas será sempre o consumidor que terá a palavra final: «Se uma pessoa chega a casa e decide que pode pagar para ficar mais quente, então pode voltar a ligar o aquecimento».