exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

Hacker denuncia falha de segurança e é punido com 15 meses de pena suspensa

Um jovem esloveno reportou uma vulnerabilidade às autoridades. Como passado um ano tudo se mantinha igual, tornou pública essa falha de segurança. O resultado final não foi exatamente o que ele estava à espera.

  • 333

Paulo Matos

Dejan Ornig é um estudante esloveno de 26 anos que, entre 2012 e 2014 e em conjunto com colegas, estudou o sistema de comunicações policiais Tetra e que descobriu, por exemplo, vulnerabilidades de segurança provocadas por uma incorreta configuração das definições. Um dos problemas descobertos foi que nem sempre a comunicação enviada estava encriptada, algo particularmente grave devido ao facto de o Tetra ser utilizado pelas forças militares e serviços secretos da Eslovénia.

O estudante revelou estas falhas de segurança às autoridades, mas, passado um ano, tudo se mantinha igual, adianta o Security Affairs. Assim, Ornig decidiu tornar públicas as conclusões do seu estudo. Contudo, o resultado não foi o que antevia.

É verdade que a divulgação pública das vulnerabilidades fez com que estas fossem corrigidas, mas as autoridades viraram atenções para o jovem e acusaram-no de tentar entrar indevidamente em redes governamentais em três ocasiões distintas, salienta a ZDNet.

Como consequência, a casa de Ornig foi revistada e foi encontrado um distintivo policial falso e gravações de áudio realizadas sem autorização. Resultado final: o jovem foi condenado e recebeu uma pena suspensa de 15 meses.

  • 333