exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

Esta coleira diz-lhe se o cão está feliz

No Japão, há uma empresa que acaba de lançar uma coleira que usa senbsores e algoritmos para apurar qual o estado de espírito de um cão a cada momento

  • 333

Inupathy não tem a capacidade de transportar humanos e cães para o tempo em que os animais falavam, mas garante acabar com parte da barreira comunicacional entre uma das mais antigas amizades entre espécies, através de uma coleira eletrónica que reflete o estado de espírito de um cão através de LEDS de várias cores.

O conceito, que já começou a ser explorado por uma empresa japonesa, tem por base sensores que monitorizam o batimento cardíaco ao longo dia. Todos os dados relativos ao batimento cardíaco são tratados por um algoritmo que permite fazer estimativas quanto ao estado de espírito do cão. É com base na análise levada a cabo por este algoritmo que a coleira atribui uma cor a cada estado de espírito.

A coleira da Inupathy está apta a enviar dados por bluetooth para telemóveis. Esses dados podem ser trabalhados numa app, que sugere diferentes exercícios e brincadeiras, para o caso de ser necessário tirar o fiel amigo de um estado de tristeza. A app informa ainda qual a evolução registada no ânimo do cão com a execução dos diferentes exercícios e pode fazer médias estatísticas quanto à evolução emocional de um cão numa semana ou num mês, explica a Popular Science.

  • 333