exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

Mulher vende 20 iPhones 7 oferecidos pelos 20 namorados para dar entrada para uma casa

Se conciliar 20 namorados já parece uma tarefa hercúlea, convencer cada um deles a oferecer um iPhone 7 é algo que se torna difícil de adjetivar. Mas uma chinesa conseguiu fazê-lo e aproveitou o dinheiro proporcionado pela venda dos smartphones para dar uma entrada para uma casa.

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

Uma mulher na China vendeu 20 iPhones 7 e usou o dinheiro angariado para dar de entrada para uma casa. À originalidade da ideia junta-se o facto de os smartphones terem sido oferecidos por 20 namorados diferentes. A história tornou-se viral na China e parece demasiado rocambolesca para ser real, mas a investigação da BBC aponta para a veracidade da notícia.

O caso começou a ser falado quando uma pessoa com o nickname Proud Qiaoba divulgou na plataforma de blogging Tian Ya Yi Du a história de uma colega, que passou a ser conhecida por Xiaoli (que, em tradução livre, pode significar “esperta”). Xiaoli, que reside em Shenzhen, pediu a cada um dos 20 namorados que tinha na altura que lhe comprassem um dos novos iPhone 7. Depois vendeu-os todos no site Hui Shou Bao e recebeu uma verba a rondar os 16 mil euros, dinheiro que utilizou para dar como entrada para a sua primeira casa.

As reações ao caso foram díspares na China – desde elogios à atitude a críticas pelo comportamento – e uma hashtag que pode ser traduzida por “20 telemóveis por uma casa” fez furor nas redes sociais (mais de 13 milhões de utilizações).

Inicialmente levantou-se a suspeita que todo o caso seria uma manobra de marketing do Hui Shou Bao, mas a BBC contactou o site e obteve a confirmação de que foram pagos cerca de 805 euros por cada um dos 20 smartphones da Apple. O órgão de comunicação pediu uma entrevista a Xiaoli, mas foi recusada sob o pretexto que a mulher quer pôr fim à cobertura mediática do caso.

  • 333