exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

IBM conseguiu registar patente da função de Out-of-Office

O Gabinete de Patentes dos EUA atribuiu à IBM uma patente relativa ao envio de e-mails automáticos de indisponibilidade de um ou mais destinatários. A Electronic Frontier descreve a patente como a mais estúpida do mês de janeiro

  • 333

A IBM conseguiu obter do Gabinete de Patentes dos EUA a patente relativa ao envio de e-mails automáticos que avisam que um determinado detinatários não se encontra no escritório.

Com a atribuição desta patente, a IBM fica em posição privilegiada para tentar reivindicar custos de licenciamento às empresas que desenvolvem ferramentas de e-mail e que usam notificações de Out-of-Office. Mas a marca norte-americana já fez saber que não pretende fazer valer esta patente para cobrar dinheiro à concorrência.

O pedido de patente foi submetido em 2010. A patente, que só viria a ser atribuída no mês de janeiro, abrange as mensagens automáticas que indicam datas de indisponibilidade do destinatário.

A associação ativista Electronic Frontier descreveu a patente como a mais estúpida do mês de janeiro. «Esta patente nunca teve em conta nenhum dos imensos sistemas que funcionam no mundo real e que precederam as aplicações da IBM», denunciou a associação.