exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

Controlar a porta de entrada do gato ou do cão? Há uma app para isso

A SureFlap desenhou uma app e uma porta para um cão ou gato entrarem ou sairem de casa. O utilizador pode controlar à distância a abertura e fecho.

  • 333

Exame Informática

A Internet das Coisas começa a entrar também no mundo dos animais de estimação. A britânica SureFlap já vende alguns produtos como portas que só se abrem aos animais com o chip correto ou dispensadores de comida que só fornecem aos “bichos” que tragam a coleira com chip RFID correto.

Agora, é a vez de uma porta que pode ser controlada remotamente pelo utilizador, através de uma app. A aplicação desenhada permite alertar o dono quando a porta se abre ou fecha, criar horários de abertura e trancá-la à distância. Para assegurar o correto funcionamento, o utilizador deve ter uma ligação de banda larga com um mínimo de 1 Mbs, uma porta Ethernet disponível para ligar o hub e ainda quatro pilhas tipo C, que garantem uma autonomia de cerca de seis meses, em utilização «normal», explica o Tech Crunch. As comunicações entre o hub e a porta são encriptadas e há ainda uma solução ELB da AWS para proteger as comunicações viradas para o público.

A Microchip Pet Door Connect vai estar à venda a partir deste verão, com os preços a começar nas 160 libras para o conjunto, ou seja, cerca de 175 euros para a porta e para o hub que a acompanha.

  • O ataque WannaCry, que sequestrou dados de milhares de computadores em todo o mundo, veio dar razão aos alertas dos especialistas em segurança que têm vindo a alertar constantemente para o crescimento e perigos deste tipo de ataque. Felizmente, como acontece com a esmagadora maioria do malware, há formas de evitar esta e outras "infeções"