exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

O diário à prova de espionagem lá em casa

Exame Informática

  • 333

O Lockbook é uma iniciativa que está a recolher fundos da comunidade. A ideia é criar um caderno de papel que se protege por impressão digital. Pode finalmente escrever um diário à prova de olhares indiscretos.

Exame Informática

Escrever um diário é uma tradição algo em desuso, com a proliferação das novas tecnologias. No entanto, quem ainda escreve os seus sentimentos ou memórias num caderno de papel e pretenda mantê-los ocultos de olhares indiscretos, pode optar por esta solução. Os criadores do Lockbook explicam que integram um sensor de impressões digitais na lateral e, só com o dedo certo, é possível abrir o caderno, noticia o The Verge.

Claro que a solução não inclui qualquer encriptação ou outra ferramenta de segurança adicional. Não há também qualquer plano de contingência para o caso de a impressão digital não ser reconhecida, como um código usado nos telefones.

Os utilizadores podem ainda usar alguns compartimentos do Lockbook para guardar documentos, como o passaporte, por exemplo. O sistema pode ser ultrapassado com algum engenho e uma tesoura, mas a ideia passa por desencorajar este tipo de espionagem.

O projeto está a recolher fundos no Indiegogo e, se chegar ao mercado, deve custar 79 dólares. Os apoiantes iniciais podem obter um exemplar por 59 dólares.

  • 333
  • O ataque WannaCry, que sequestrou dados de milhares de computadores em todo o mundo, veio dar razão aos alertas dos especialistas em segurança que têm vindo a alertar constantemente para o crescimento e perigos deste tipo de ataque. Felizmente, como acontece com a esmagadora maioria do malware, há formas de evitar esta e outras "infeções"