exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

Facebook pode ter vendido informações de jovens com pouca autoestima

Uma fuga de documentos da equipa Australiana do Facebook mostra as capacidades que a maior rede social tem para identificar adolescentes que se sentem mais inseguros e vender estas informações a anunciantes para que melhor possam direcionar as suas campanhas.

  • 333

Ruben Nascimento Oliveira

Documentos revelados por "The Australian" mostram a capacidade que a rede social tem, através da monitorização de fotografias e posts em tempo real, de identificar jovens até aos 14 anos com pouco autoestima e direcionar-lhes publicidade.

O relatório revela que o algoritmo utilizado pela empresa consegue identificar quando os adolescentes se sentem "stressados", "derrotados", “estúpidos”, "exaustos", "ansiosos" ou “fracassados”.

Além disto, constam detalhes nos documentos que demonstram como o Facebook pode ajudar os anunciantes a encontrar adolescentes interessados em começar a praticar desporto e perder peso para que lhes possam ser promovidos produtos saudáveis.

A Facebook já avançou com uma resposta ao jornal australiano, onde descreve a reportagem como sendo enganosa e nega ainda que exista algum tipo de ferramenta oferecida pela empresa que permita a anunciantes direccionar anúncios a alguém com base no seu estado emocional.

  • 333