exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

Códigos da cabine de pilotagem da United Airlines colocados online

Durante o fim de semana, os códigos de acessos às portas do cockpit dos aviões da United Airlines foram acidentalmente colocados online. A falha já foi corrigida e os pilotos alertados para apertar as medidas de segurança.

  • 333

Ruben Nascimento Oliveira

Os códigos expostos não resultaram de nenhuma falha no sistema ou de hacking. Segundo um piloto, estes foram acidentalmente colocados online num website público por alguém. Alguns rumores afirmam ter sido um assistente de bordo, mas a companhia área não confirmou esta informação.

Estes códigos são necessários a qualquer trabalhador que necessite de acesso ao cockpit, embora os pilotos consigam sempre bloquear a entrada mesmo depois de terem sido inseridos. Porém, nas mãos erradas podiam dar origem a múltiplos problemas, explica o The Next Web.

A falha foi corrigida no domingo e os pilotos foram alertados para que verifiquem sempre quem insere os códigos antes de abrir as portas do cockpit. Além disso, a companhia afirma estar a «trabalhar para resolver o problema o mais rapidamente possível»

Após o 11 de setembro, a United Airlines instalou esta medida para tentar prevenir futuras tentativas de ataques terroristas. No entanto, a Air Line Pilots Association defende que esta falha mostra a necessidade para a criação de barreiras secundárias que possam aumentar a linha de defesa da cabine de pilotagem.

  • 333