exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

Drone choca com carro de rali (atualizado com declarações da DJI)

Aconteceu no Rali da Sardenha, que faz parte do campeonato mundial (WRC). Num salto espetacular, o piloto Esapekka Lappi da Toyota foi embater contra um drone DJI

  • 333

Desta vez o acidente não foi provocado por um drone de um curioso que entrou numa zona protegida sem autorização. Tudo indica que se tratava de um drone da equipa oficial da DJI, que acompanha os ralis do campeonato mundial. O choque aconteceu quando o drone captava imagens do salto do Esapekka Lappi da equipa oficial da Toyota. Curiosamente, um piloto que se estreou no WRC em Portugal.

No vídeo publicado no Facebook pelo utilizador CODA SuR, vê-se que o drone quase conseguiu evitar o impacto. Na verdade, apesar da pancada a alta velocidade, o drone saiu no que parece ser um voo perfeitamente controlado. De acordo com as imagens, apenas a câmara terá ficado danificada.

A Exame Informáticaacompanhou o trabalho as equipas da DJI na captação de imagens no Rali de Portugal e verificámos que os drones voam a poucos metros do carro, mas nunca próximos ao ponto de arriscarem o impacto. Por isso mesmo fomos tentar perceber o que terá acontecido. Até agora, a DJI ainda não respondeu às nossas solicitações, mas o jornalista José Luís Abreu da AutoSport acredita que Esapekka Lappi «provavelmente surpreendeu o piloto do drone, porque todos os outros saltaram menos».

Uma coisa é certa: é provável que esta tenha sido a primeira vez que um drone chocou com um carro voador.

Resposta da DJI
A DJI, fabricante e operador do drone, já respondeu à Exame Informática: «a 10 de junho no WRC Rally Italia Sardegna, um drone DJI Inspire 2 tocou num carro de rali durante as filmagens do evento. O carro não sofreu qualquer dando nem ninguém ficou magoado. O rali continuou normalmente. A DJI está a analisar o assunto e está disponível para cooperar com todos os interessados relevantes».

  • 333