exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

Intel promove carros autónomos com LeBron James

Exame Informática

  • 333

A estrela da NBA aparece num anúncio criado pela Intel com o objetivo de afastar o medo que alguns utilizadores possam ter dos carros autónomos.

Exame Informática

Entre os receios de quem teme os carros autónomos estão a perda de controlo, a disrupção das novas tecnologias ou os ciberataques. Para promover este como um meio mais seguro de transporte, a Intel pagou por um vídeo com LeBron James onde a estrela dos Cavaliers mostra-se, primeiro, reticente em sequer entrar e depois a fazer uma viagem a bordo de um carro sem condutor.

Kathy Winter, vice-presidente da Intel para a condução autónoma, diz que a aceitação social, junto com a tecnologia usada e a regulação são os três pilares que irão determinar a rapidez com que o mercado irá aceitar os carros que “andam sozinhos”. «Dado que os acidentes automóveis que podem ser imputados a erro humano causam mais de um milhão de mortos por ano, é dos carros conduzidos por pessoas que a população deve ter medo. No entanto, todos nós sentamo-nos atrás do volatne todos os dias e confiamos que os carros que vêm na nossa direção, noutra faixa, vão ficar onde é suposto. Da minha perspetiva, a não ser que sejam carros autónomos, devíamos estar aterrorizados», disse Winter, citada pelo The Verge.
Recorde-se que a Intel quer uma fatia de um mercado que irá valer mais de sete biliões de dólares num futuro próximo e que já comprou a Mobileye em março por 15,3 mil milhões de dólares. Uma das próximas fases do plano da Intel é a construção de uma frota de veículos autónomos que irão cruzar as estradas dos EUA, Israel e Europa.

Veja o vídeo onde figura LeBron James.