exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

Rede Wi-Fi “bomba a bordo” faz desviar avião

AFP Contributor

Aconteceu num avião da Turkish Airlines: uma rede Wi-Fi com o nome “bomba a bordo” alarmou passageiros e tripulação e levou ao desvio do avião para uma aterragem de emergência.

  • 333

A Turkish Airlines anunciou, via comunicado de imprensa, que um dos aviões da companhia fez uma aterragem de emergência no aeroporto de Khartoum no Sudão. Depois de inspeções de segurança, o voo foi retomado sem quaisquer sequências físicas para os passageiros ou para a aeronave.

A tripulação optou por desviar-se da rota prevista após passageiros terem detetado, durante o voo, uma rede Wi-Fi com o SSID (nome de identificação da rede) “bomba a bordo”. Segundo a Reuters, os especialistas concluíram que a rede Wi-Fi em questão foi criada por um passageiro.

De acordo com a companhia área, todos os 100 passageiros retirados por razões de segurança do avião voltaram a embarcar rumo ao destino final. Mas a Turkish Airlines não revelou se identificou o passageiro que criou a rede Wi-Fi que gerou a confusão.

Recorde-se que a maioria dos smartphones, tablets e computadores portáteis permitem criar redes Wi-Fi para partilha deligação (“hotspot”), o que significa que deverá ter sido esta a técnica utilizada pelo passageiro que terá criado a rede.

  • 333