exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

Cue: o robô basquetebolista que tem uma percentagem de lançamento de 100%

Paulo Matos

  • 333

O humanoide de 1,90m foi desenvolvido por engenheiros da Toyota e consegue lançar com efeito

Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

Uma equipa de engenheiros da Toyota avançou com um projeto peculiar para as horas livres: a criação de um robô humanoide, batizado de Cue, com cerca de 1,90 m de altura e que fez mais de 200 mil lançamentos com uma eficácia a roçar a perfeição, revela a ZDNet.

Para colocar o Cue à prova, os engenheiros convidaram dois basquetebolistas profissionais da liga japonesa para um pequeno concurso. O desafio era simples – o robô fazia lançamentos de um lado e os humanos faziam do outro – e o resultado pode ser visto neste vídeo.

Apesar de não haver dúvidas em relação ao vencedor do concurso, hás aspetos que importa esmiuçar. A física inerente ao colocar uma bola num cesto não é particularmente complexa de replicar com um robô – “basta” ter em conta fatores como a distância, peso da bola e gravidade. Além disso, é visível no vídeo que o Cue lançou sempre da mesma posição.

Contudo, a inovação que a equipa da Toyota conseguiu introduzir neste robô humanoide foi o efeito no ato do lançamento, uma técnica a que os jogadores profissionais recorrem para garantir que a bola atinge com a menor velocidade possível o aro ou a tabela e, desta forma, assegurar uma teórica percentagem de sucesso mais elevada.

  • 333