exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

Coreia do Sul vai desligar computadores para combater horas extra

O governo de Seoul vai começar a desligar os computadores às sextas-feiras para que os trabalhadores não trabalhem para lá do horário contratado. Mais de dois terços dos funcionários vão pedir um regime de exceção para continuarem a trabalhar mesmo depois das oito da noite.

  • 333

Exame Informática

A iniciativa do governo sul coreano visa combater a cultura de trabalho suplementar na função pública daquele país. O programa vai ser lançado em três fases a partir de 30 de março. Numa primeira fase, os computadores vão ser desligados às sextas-feiras a partir das oito da noite. O passo seguinte envolve desligar os computadores na segunda e quarta sexta-feira de abril às sete e meia da tarde. A fase final, em maio, visa desligar os PC às sete da tarde no último dia da semana, noticia a BBC.

Apesar da obrigatoriedade, 67,1% dos funcionários pediram para ser excluídos deste regime e para poderem continuar a trabalhar mesmo depois do horário. O governo está disposto a analisar as exceções em circunstâncias especiais.

De acordo com os dados mais recentes, os trabalhadores governamentais da Coreia do Sul trabalham em média 2738 horas por ano, muito mais do que as 1763 horas registadas em outros países desenvolvidos.

  • 333