exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

“Condutor” de Tesla apanhado no lugar do pendura com o Autopilot ligado

O condutor reconheceu em tribunal o comportamento negligente, mas não se vai livrar de uma multa, trabalho comunitário e de uma irónica proibição de condução durante 18 meses

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

Bhavesh Patel, de 39 anos, foi apanhado a andar no lugar do pendura do seu Tesla Model S enquanto o carro seguia viagem comandado pelo Autopilot. O “condutor” foi apanhado em vídeo por outras pessoas e o conteúdo foi parar às redes sociais. Daí até uma queixa chegar às mãos da polícia não demorou muito.

O caso remonta a maio do ano passado, mas só este mês Bhavesh Patel conheceu as consequências de deixar o sistema de condução autónoma controlar o veículo a cerca de 65 km/h numa estrada de Hemel Hempstead (noroeste de Londres): 100 horas de trabalho comunitário, 10 dias de reabilitação, uma multa de 1800 libras (cerca de 2000 euros) e proibição de conduzir durante 18 meses.

As autoridades policiais forneceram informação oficial sobre o caso e o próprio Bhavesh Patel reconheceu em tribunal que o que fez era “parvo”. Contudo, argumentou que estava a tirar proveito das “incríveis” capacidades do carro e que o facto de ter sido apanhado foi “um azar”. Como realça a Cnet, não deixa de haver uma certa ironia em castigar uma pessoa com proibição de conduzir quando o problema surgiu precisamente por ela não estar a conduzir.

  • 333