exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

A maior demonstração de drones sincronizados do mundo não correu lá muito bem

Mais de 1000 drones iluminaram a noite na cidade chinesa de Xi’an no que devia ser uma “dança” sincronizada de grande precisão. Mas as falhas “saltaram à vista” das dezenas de milhares de espectadores que assistiram ao espetáculo.

  • 333

A esmagadora maioria dos drones comercializados no mundo são produzidos na China. E, ao contrário do que acontece em outras áreas da tecnologia, as fábricas chinesas não se limitam a produzir para marcas ocidentais, já que a marca que cntrola mais de metade do mercado mundial, a DJI, é chinesa.

É, portanto, natural que a China utilize drones para realizar espetáculos. Foi este o plano para comemorar o Dia do Trabalhador, a 1 de maio, na cidade de Xi’na. Um espetáculo que prometia um número recorde de drones a voar de modo sincronizado para, segundo o Quartz, formar mensagens como “5,1” (1 de maio), “sprinting Xi’an” ou “1374”, o número de drones que foram usados para o espetáculo por uma associada do fabricante de drones Ehang.

Mas, como os cerca de 100 mil espetadores puderam presenciar, alguma coisa falhou após um início promissor e as formas criadas acabaram por ser mais abstratas que realistas. Veja o vídeo, sobretudo após os 27 segundos.

  • 333