exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

Drone faz razia a Airbus A380 que estava a descolar da pista

O Airbus A380 é o maior avião comercial e consegue levar até 850 passageiros em determinadas condições. Durante uma descolagem, nas Maurícias, um drone filmou o avião a cerca de 60 metros.

  • 333

Exame Informática

O vídeo está publicado no Facebook por Thierry Paris , mas não há qualquer informação, para já, sobre a autoria da “proeza”, nem sobre que drone foi usado. No vídeo, é possível ver o avião passar bastante perto, explica o Fstoppers. Pelo zoom que é usado, especula-se que tenha sido usado um Parrot Anafi. Mesmo que tenha sido usado um DJI, com capacidade de geofencing, é possível (e fácil) piratear os drones para que ultrapassem esta restrição.

A “façanha” e a divulgação do vídeo vêm ajudar a aumentar a intensidade no debate sobre a regulação dos voos de drones e sobre onde e quando podem ser usados. É possível que os drones e respetivos proprietários tenham de vir a ser completamente registados num sistema gerido pelas autoridades, eventualmente com capacidades de localização via GPS ou através da rede celular.

  • 333