exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

Já é possível andar num escorrega em Realidade Virtual

Exame Informática

  • 333

O VRSLide, na Galaxy Erding na Alemanha, descreve-se como o «primeiro escorrega de água em Realidade Virtual». O headset é impermeável e a experiência é alimentada por um Galaxy S8.

Exame Informática

Não é a primeira vez que um headset ou a Realidade Virtual aparecem associados a parques de diversões. No entanto, o VRSlide destaca-se por permitir que os utilizadores repliquem a experiência de andar num escorrega de água. Neste caso, o headset é impermeável e pode ser completamente submerso, com os conteúdos desenhados em Unity a passarem num Samsung Galaxy S8. Entre os conteúdos disponíveis, estão a descida de uma montanha de neve, a descida num escorrega como num parque aquático ou a exploração espacial. O utilizador é colocado a descer um escorrega e leva com salpicos de água para aumentar o realismo.

O sistema de rastreamento usa sensores para detetar ruídos de ultrassons e monitorizar os dados de inércia para perceber onde o utilizador está a cada momento, noticia o The Verge.

A experiência de andar num destes escorregas pode não ser excitante para todos os utilizadores. Afinal, a descida num escorrega “real” já traz alguma emoção, pelo que importa perceber se estar a ver um conteúdo com gráficos semelhantes aos da PlayStation 1 adicionam realmente algo à experiência.

A Ballast, que desenhou o VRSlide, pretende que este seja o primeiro passo na direção da construção de um grande parque aquático com escorregas e tanques onde os utilizadores possam nadar, enquanto têm uma experiência em RV.

  • 333