exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

Ellumi LED: as luzes que matam micróbios, bolor e bactérias

Dilpesh Laxmidas

A Ellumi apresentou um conjunto de lâmpadas LED que emitem luz branca num comprimento de onda capaz de eliminar ameaças microscópicas e bolor de forma eficaz.

  • 333

Exame Informática

Segundo a Ellumi, é possível eliminar bactérias, fungos e bolor com o virar de um interruptor. A empresa apresentou um conjunto de luzes LED que usam tecnologia de uma startup da indústria médica, a Vital Vio. O “truque” está na emissão de uma luz branca, ao invés de ultravioletas, num comprimento de onda de 450 nanómetros. Estas especificações são inofensivas para um ser humano, mas eficazes para eliminar micróbios, bolor e fungos, noticia a Cnet.

A empresa apresenta dois estudos para atestar a eficácia destas soluções. No primeiro, conduzido ao longo de 15 semanas, a desinfeção por LED contribuiu para reduzir a contaminação microbial à superfície significativamente. O outro estudo durou apenas 96 horas e provou que a solução ajuda a eliminar algumas ameaças como A-baumannii, VRE ou MRSA.

Na Amazon, é possível encontrar alguma escolha nestas lâmpadas e estruturas para colocar sobre uma bancada de cozinha, com os preços a começar nos 70 dólares e a chegar aos 140 dólares, bastante mais do que as versões “normais” das lâmpadas. A Ellumi anunciou ainda que está a preparar uma versão da mesma solução que pode ser usada no chuveiro ou na banheira e que ajuda a eliminar bolores e fungos.

  • 333