exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

Nova Iorque: vão ser recolhidas 3 mil câmaras usadas pela polícia nos uniformes depois de uma se ter incendiado

A NYPD, de New York Police Department, planeava que cada agente policial usasse uma body cam. No entanto, o plano pode estar em perigo: foi descoberto um defeito no modelo escolhido e cerca de três mil câmaras vão ser retiradas.

  • 333

Exame Informática

A Axon, dona da Vievu que fabrica as câmaras usadas pelas autoridades em Nova Iorque, admite que está a trabalhar com a NYPD para investigar o assunto: uma das câmaras usada por um agente terá pegado fogo junto a uma esquadra. O agente não ficou ferido e o fabricante admite que possivelmente há um defeito no produto LE-5, «embora a maiora das 15500 câmaras usadas pela polícia, incluindo as LE-4, não estão em afetadas», cita o Engadget.

A NYPD decidiu, no entanto, remover cerca de 3000 câmaras para evitar que a situação se repita. Embora não tenha sido revelado qualquer indício do que se passou, podemos estar perante um incidente isolado, com uma bateria de iões de lítio a pegar fogo, ou então perante um problema mais sistémico.

As autoridades nova-iorquinas tinham o plano de colocar uma câmara em cada agente até 2019, mas esta retirada pode levar a uma revisão dos objetivos e prazos.

  • 333