exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

McLaren mostra futuro das corridas com carros pilotados por IA

Exame Informática

  • 333

O fabricante de supercarros McLaren prevê que as corridas de F1 se pareçam com videojogos daqui a 30 anos, de acordo com o projeto MCLExtreme. Veja o vídeo que a marca publicou.

Exame Informática

A McLaren tem um projeto de investigação em curso que pretende antecipar como será o futuro dos carros de corrida. O vídeo que a empresa publicou no YouTube projeta carros elétricos, que correm em pistas tipo Hot Wheels até 500 km/h e atingem os 5G, fazendo curvas a velocidades estonteantes.

Segundo as conclusões do MCLExtreme, os carros vão ter baterias a bordo que podem ser carregadas de 10 a 50% da sua carga em apenas dez segundos e a alimentação elétrica seria feita por indução da pista para recetores colocados nas rodas. Para tornar as corridas mais desafiantes, as pistas poderão incluir subidas e curvas apertadas. Os condutores estarão equipados como os pilotos de caças a jato, para enfrentar as forças G, noticia o Engadget. Além disso, poderão contar com um co-piloto de IA para lidar com tarefas mais complexas ou mais perigosas. Este assistente poderá ser o responsável pela estratégia durante a corrida e por manter o desempenho no máximo, tendo em conta, por exemplo, o estado emocional do piloto.

Veja o vídeo que a McLaren prevê que seja uma realidade já em 2050.

  • 333