exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

Cada vez mais pessoas acreditam que a Terra é plana... por causa do YouTube

Uma nova investigação da Texas Tech University conclui que a proliferação de vídeos de teorias da conspiração no YouTube conduz a que cada vez mais pessoas acreditem, por exemplo, que a Terra é plana.

  • 333

Exame Informática

Asheley Landrum, professora assistente na Texas Tech University detalhou conclusões das entrevistas realizadas a mais de 30 pessoas que acreditam que a Terra é plana. Deste conjunto, todas, exceto uma pessoa, revelaram que não tinham considerado a hipótese de a Terra ser plana até terem visto um vídeo no YouTube a propor essa teoria. Estes vídeos geralmente aparecem recomendados depois de serem vistos conteúdos com teorias conspirativas sobre outros temas como os atentados do 11 de setembro ou sobre a chegada do Homem à Lua, noticia o Engadget.

Segundo este estudo, mesmo a única pessoa que não viu as suas convicções reforçadas pelos vídeos do YouTube acabou por ser convencida por familiares que, esses sim, foram influenciados pela plataforma de vídeos.

Guillaume Chaslot, um especialista em Inteligência Artificial, explica que a solução de recomendação de vídeos do YouTube tende a prioritizar as teorias da conspiração por ser influenciada por grupos pequenos de utilizadores muito ativos. Os vídeos com teorias sustentadas pela Ciência não conseguem recolher este tipo de suporte, acabando por ser preteridos.

«Os algoritmos acabam por tornar fácil que os utilizadores caiam em “tocas de coelhos”, ao apresentar informações às pessoas mais suscetíveis», diz Landrum, reforçando que o YouTube não está a fazer nada de mal, mas podia fazer mais para proteger a comunidade. A investigadora acabou por dizer na sua intervenção junto de outros especialistas que todos deviam ajudar a criar mais conteúdos para contradizer as teorias da conspiração.