exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

Carro da Tesla já completou a primeira órbita à volta do Sol

Imagem: SpaceX

O veículo elétrico que está a vaguear pelo espaço só voltará a ficar "próximo" da Terra em novembro de 2020

  • 333

O carro que a SpaceX enviou para o espaço em fevereiro de 2018 completou recentemente a primeira volta em torno do Sol – um ano e meio depois de ter sido colocado em órbita num voo de teste do foguetão Falcon Heavy. Conhecido por Starman – nome dado ao boneco que está ao volante do Tesla Roadster –, já percorreu uma distância equivalente a 33 vezes ao de todas as estradas que existem no planeta Terra.

A informação foi partilhada pelo site Where is Roadster (onde está o Roadster, em tradução livre), que tem rastreado o posicionamento do veículo elétrico desde o momento em que foi lançado para o espaço.

De acordo com a publicação Engadget, o veículo só voltará a ficar “próximo” da Terra em novembro de 2020, quando estiver a uma distância de 51,5 milhões de quilómetros. Depois disso, será necessário esperar até 2047 até que aconteça outra aproximação ao planeta Terra.

Segundo o site de monitorização, o carro que leva o Starman a bordo já ultrapassou em 21 mil vezes a garantia dada pela Tesla, que ronda os 60 mil quilómetros, e, caso tivesse bateria para isso, já teria reproduzido 151 mil vezes a música Space Oddity, do artista David Bowie, que foi usada durante o lançamento do veículo.

  • 333