exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Insólitos

Especialistas alertam que doença de veados zombie pode já ter passado para humanos

Ilustração 3D de uma célula cancerígena

Westend61 - Getty Images

Nos EUA, especialistas em saúde pública alertam que a doença mortal que leva veados a apresentar sintomas de zombie pode já ter passado para humanos e recomendam que não se coma a carne destes animais em circunstância alguma.

  • 333

Exame Informática

A época de caça ao veado abriu nos EUA e as autoridades de saúde pública reforçam o alerta dado já em fevereiro: em circunstância alguma deve ser consumida a carne dos animais caçados. O motivo é que a CWD, de chronic wasting disease, está a infetar muitos veados e pode já inclusivamente ter passado para a população humana.

O quadro é conhecido coloquialmente por “doença de veados zombie” e leva a que os animais exibam sintomas semelhantes aos mortos-vivos da ficção: agressão, dificuldade em andar e sinais de demência. Em circunstâncias extremas, a infeção do cérebro leva mesmo à morte do hospedeiro.

Michael Osterholm, do Center for Infectious Disease Research and Policy, disse ao The Independent que «podemos ter a transmissão para humanos a acontecer já hoje e não o saberíamos». Este especialista lembra que demoramos cerca de uma década até perceber qeu a doença das vacas loucas tinha passado para os humanos. O perito diz ainda que cozinhar a carne dos veados mortos em caça não fará nada para mitigar os riscos de transmissão.

As autoridades nos EUA apelam a que os caçadores entreguem os animais caçados para despiste da CWS.

  • 333