exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Meo lança serviço de música e leva videoclube para o PC

A PT lançou um serviço de streaming de música para televisores, telemóveis e computadores. O serviço chama-se Music Box. A operadora anunciou ainda que o videoclube do Meo vai passar a estar disponível no PC.

  • 333

Hugo Séneca

Em conferência de imprensa realizada esta manhã, a PT deu a conhecer um novo serviço de streaming que agrega "milhões de músicas" e que permite criar listas de temas em reprodução (playlists).

O Music Box, que foi desenvolvido em parceria com a portuguesa NMusic, vai ser disponibilizado em três plataformas: no televisor, no computador e no telemóvel.

O serviço, que vai ser gratuito durante os primeiros três meses, está disponível apenas para clientes da TMN, Meo e Sapo.

No caso do Meo, o serviço é gratuito para clientes com tarifários superiores a 50 euros; no Sapo, só os utilizadores com acessos acima dos 24 Mbps podem aceder ao catálogo musical sem custos.

Na TMN, o Music Box é grátis para os subscritores dos tarifários Unlimited, Banda Larga Regular, Plus, Super e eEscolas 2º e 3º escalões.

Quem não tiver nenhum destes tarifários terá de pagar 4,99 euros mensais para aceder ao Music Box.

Apesar de funcionar apenas em streaming, o serviço contempla o download gratuito de 10 músicas mensais.

Durante a apresentação realizada esta manhã, os responsáveis da PT enalteceram a vertente "social" do serviço.

Além de ferramentas para a criação de playlists dos utilizadores, está prevista a inclusão sessões de escuta criadas por músicos (David Fonseca e Pedro Abrunhosa estão confirmados).

No Music Box é possível encontrar obras da Sony, Universal, The Orchard (provavelmente, a maior representante de editores independentes), IPlay, Vidisco, entre outras.

Ao que a Exame Informática apurou, o Music Box de deverá integrar novas funcionalidades durante os próximos tempos. Playlists de rádios e ainda a reprodução de temas que o utilizador descarregou para o computador/telemóvel fora do Music Box são algumas das possibilidades que já fazem parte do roteiro de lançamentos.

David Fonseca, ex-líder dos Silence 4, esteve presente no lançamento e não poupou elogios ao Music Box, enquanto alternativa à pirataria: "Não acho que a música tenha de ser grátis porque há muitas pessoas que fazem da música profissão e precisam de ter o seu retorno".

No reino das imagens, a Meo anunciou a expansão do serviço de videoclube para os computadores.

O serviço dá pelo nome de Meo Online e está disponível tanto para clientes de ADSL, como de fibra ou satélite.

Nesta primeira fase, o Meo Online vai permitir alugar mais de 500 filmes , no PC.

O videoclube do Meo está disponível para um máximo de três computadores em simultâneo.

O serviço recorre ao sistema antipirataria Play Ready, da Microsoft.

Responsáveis da PT admitiram ainda que, futuramente, também será possível aceder a canais de TV do pacote Meo a partir de computadores. Não foi fornecida qualquer data para esse lançamento.

***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***

Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail