exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

China assalta Internet durante 18 minutos

Especialistas em cibercrime encontraram indícios que provam que a China controlou a Internet durante 18 minutos em abril, tendo absorvido 15% do tráfego global, incluindo informação do exército amerciano.

  • 333

Joana Mendes

De acordo com a Gizmodo, no dia 8 de abril, os servidores da empresa de comunicações estatal China Telecom, enviaram mensagens a ISPs que declaravam que a sua rede era a mais rápida do momento.

Tendo em conta que a transmissão de informação na Internet funciona de acordo com uma política de confiança entre ISPs que visa a eficiência e rapidez da transmissão de conteúdos, outros servidores redirecionaram o tráfego de informação para a rede chinesa.

A enorme quantidade de informação absorvida pela rede chinesa foi, seguidamente, devolvida sem atraso e sem problemas nas redes de comunicações, o que pode afastar a hipótese de acidente. Pensa-se, assim, que esta ação tenha sido deliberada, de forma a capturar o máximo de informação possível.

Ainda não são conhecidos quais os motivos que levaram a China Telecom a absorver tanta quantidade de dados, nem o que aconteceu à informação propriamente dita enquanto esteve sob alçada chinesa.

***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***

Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail

  • 333