Facebook, Google+ e Twitter não são obrigados a filtrar conteúdos piratas

17/02/2012 10:10

O Tibunal de Justiça da União Europeia decidiu que as redes sociais não são obrigadas a filtrar conteúdos, mesmo que possam violar direitos de autor ou propriedade intelectual de terceiros.

A sentença surge na sequência de uma queixa da Sabam, a sociedade belga de direitos de autor, e a rede social Netlog. A Sabam exigia que a Netlog filtrasse os conteúdos que disponibiliza, por estarem a violar direitos de autor.

O Tribunal Europeu decidiu agora que não se pode obrigar as redes sociais a filtrar conteúdos, pois dessa forma estaria em causa o direito à liberdade de informação que assiste cada ser humano.

O Tribunal explica que, para haver esse filtro, as redes sociais teriam de analisar todo o conteúdo armazenado nos seus servidores, identificar aquele cuja divulgação violaria os direitos de autor e então bloquear esses ficheiros, explica o El Mundo.

Esta estrutura seria demasiado grande para as redes sociais suportarem, além de que este mecanismo poria em causa a liberdade de informação, lembram os juízes.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Repórter EI: Google Indoor Maps

Falámos com o português que integrou a equipa que desenvolveu o Google Indoor Maps. Ricardo Cabral participou no projeto que mostra os edifícios por dentro, através de fotografias panorâmicas.

BQ Aquaris Ubuntu

Testamos o primeiro smartphone com Ubuntu. A BQ adaptou o Aquaris 4.5 para correr este sistema operativo de código aberto.

Mercedes Class S 500 Plug-In Hybrid em análise

Conduzimos o Class S, o topo de gama da Mercedes, que quase serve de mostruário de toda a tecnologia que a fabricante alemã consegue colocar num carro. 

Honda Civic Tourer em análise

Andamos pelas estradas com o Honda Civic Tourer, uma proposta com tecnologia em destaque debaixo do capô. A relação desempenho/consumo é interessante.

Teste EI: Operadoras de TV

Convidamos 100 assinantes da Exame Informática para testarem os três serviços de televisão dos principais operadores em Portugal. 

Exame Informática 238, abril

Explicamos como preparar as crianças para o futuro, apresentamos à maior análise jamais feita aos serviços de TV portugueses, mostramos um veículo do futuro desenvolvido em Portugal, testamos o primeiro smartphone Ubuntu...

EI Tv

Exame Informática n.º 431

Em destaque neste programa: conheça as etiquetas moleculares que dificultam a vida aos falsários e mostramos uma tripla muito inteligente.

Exame Informática n.º 430

Em destaque neste programa: testamos o primeiro smartphone com Ubuntu e falamos com o português que ajudou a desenvolver os Indoor Maps da Google

Exame Informática n.º 429

Em destaque neste programa: testamos o novo Galaxy Note Edge e conduzimos o Mercedes Class B Electric Drive.