Hackers divulgam acessos a 55 mil contas do Twitter

09/05/2012 11:08

Um grupo de hackers divulgou, ontem, os dados de acesso ao Twitter de 55 mil utilizadores. Até agora, o ataque não foi reivindicado e a lista continua disponível no site Pastebin. A Exame Informática ensina como criar passwords com força.

Quem anda a disparar sobre o passarinho?

O site Pastebin mostra a lista de 55 mil dados de acesso de utilizadores do Twitter. São nomes de utilizador e palavra-passe que foram revelados por hackers não identificados.

A lista contém dados de utilizadores de todo o mundo. Há, pelo menos, um utilizador que uso o serviço de mail do Sapo. Se quiser saber se a sua conta foi uma das reveladas procure pelo seu endereço de email no site Pastebin.

Para isso, vá até ao site e pressione o conjunto de teclas Ctrl+F para que surja a caixa de busca. Depois, insira o seu endereço de email na caixa que surge e espere que o browser responda.

O site Pastebin traz ainda informações de contas de celebridades e, ainda, palavras-passe de contas do Hotmail e Gmail, entre outros serviços.

Um dos factos mais curiosos da lista agora revelada é que algumas das contas têm palavras-passe bastante complexas o que torna o processo de quebra de segurança mais complicado.

No entanto, a Exame Informática tentou usar alguns destes dados e, em 10 contas tentadas, nenhuma funciona. O que nos leva a suspeitar que os dados agora revelados são falsos. Ou que o Twitter -  a empresa afirmou estar a investigar o caso e que poderia não passar de uma “tempestade num copo de água” – já resolveu o problema.

De qualquer forma, se é utilizador do Twitter aconselhamos a que mude os seus dados como precaução.

Aqui ficam algumas dicas sobre como fazer uma password forte:

  • Se o serviço permitir, use sempre um mínimo de oito carateres
  • Misture letras, pontuação, símbolos e números
  • As letras, alterne entre maiúsculas e minúsculas
  • Não use sempre a mesma palavra-passe para todos os serviços
  • Use mnemónicas para decorar as suas passwords

Pode testar a força da sua password neste site da Microsoft. 

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Dicas EI: Bluetooth

Saiba o que é e como tirar o melhor partido deste padrão de comunicação entre dispositvos.

I-GotU Pod 30 em análise

Experimentamos um pequeno dispositivo que inclui vários sensores ideias para desportistas e que permitem, por exemplo, controlar o ritmo das corridas.

Exame Informática TV n.º 451

Em destaque neste programa: mostramos como a tecnologia ajuda a Easyjet a ser mais eficiente e conhecemos o CarCode, um sistema que diz tudo sobre os componentes de um automóvel. 

Repórter EI: JP IT Partners Challenge

Estivemos presentes numa iniciativa da JP, a empresa tecnológica que mais exporta e que está presente em vários países.

Exame Informática TV n.º 450

Em destaque neste programa: voamos o Parrot Bebop e mostramos um sensor ideal para desportistas.

Exame Informática 241, Julho

Desvendamos os segredos do Windows 10, apesar de não podermos desvendar os segredos do Universo, nem mesmo com uma entrevista ao líder do CERN. O drone  Parrot Bebop, o novo Macbook, ou as dicas para escolher  um PC de jogos estão entre os atrativos desta edição.

EI Tv

Exame Informática TV n.º 451

Em destaque neste programa: mostramos como a tecnologia ajuda a Easyjet a ser mais eficiente e conhecemos o CarCode, um sistema que diz tudo sobre os componentes de um automóvel. 

Exame Informática TV n.º 450

Em destaque neste programa: voamos o Parrot Bebop e mostramos um sensor ideal para desportistas.

Exame Informática TV n.º 449

Em destaque neste programa: conhecemos um robô que ajuda os mais velhos a manterem-se em forma e mostramos dois relógios inteligentes da Growing.