Hackers divulgam acessos a 55 mil contas do Twitter

09/05/2012 12:08

Um grupo de hackers divulgou, ontem, os dados de acesso ao Twitter de 55 mil utilizadores. Até agora, o ataque não foi reivindicado e a lista continua disponível no site Pastebin. A Exame Informática ensina como criar passwords com força.

Quem anda a disparar sobre o passarinho?

Quem anda a disparar sobre o passarinho?

O site Pastebin mostra a lista de 55 mil dados de acesso de utilizadores do Twitter. São nomes de utilizador e palavra-passe que foram revelados por hackers não identificados.

A lista contém dados de utilizadores de todo o mundo. Há, pelo menos, um utilizador que uso o serviço de mail do Sapo. Se quiser saber se a sua conta foi uma das reveladas procure pelo seu endereço de email no site Pastebin.

Para isso, vá até ao site e pressione o conjunto de teclas Ctrl+F para que surja a caixa de busca. Depois, insira o seu endereço de email na caixa que surge e espere que o browser responda.

O site Pastebin traz ainda informações de contas de celebridades e, ainda, palavras-passe de contas do Hotmail e Gmail, entre outros serviços.

Um dos factos mais curiosos da lista agora revelada é que algumas das contas têm palavras-passe bastante complexas o que torna o processo de quebra de segurança mais complicado.

No entanto, a Exame Informática tentou usar alguns destes dados e, em 10 contas tentadas, nenhuma funciona. O que nos leva a suspeitar que os dados agora revelados são falsos. Ou que o Twitter -  a empresa afirmou estar a investigar o caso e que poderia não passar de uma “tempestade num copo de água” – já resolveu o problema.

De qualquer forma, se é utilizador do Twitter aconselhamos a que mude os seus dados como precaução.

Aqui ficam algumas dicas sobre como fazer uma password forte:

  • Se o serviço permitir, use sempre um mínimo de oito carateres
  • Misture letras, pontuação, símbolos e números
  • As letras, alterne entre maiúsculas e minúsculas
  • Não use sempre a mesma palavra-passe para todos os serviços
  • Use mnemónicas para decorar as suas passwords

Pode testar a força da sua password neste site da Microsoft. 

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Exame Informática 248, Fevereiro

Passa muito tempo nas redes sociais? Então está na altura de começar a ganhar dinheiro no YouTube e no Facebook! Temos um guia sobre impressão 3D e testes ao portátil HP Star Wars, aos telemóveis Nexus 6P e Huawei Mate 8 e a hoverboards. Também conversámos com o guru da tecnologia da Nissan e sentámo-nos numa cadeira que corrige automaticamente a postura.

EI Tv