exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

youbeQ: a plataforma criada em Coimbra que conquistou a Google e a Mozilla

A Google e a Mozilla escolheram a rede social youbeQ como suporte tecnológico de uma nova geração de lojas de venda de aplicações web.

  • 333

Em um ano de mercado, a youbeQ chegou aos 70 mil utilizadores registados e a mais de um milhão de visitantes. Nos tempos mais próximos, os números desta rede social tridimensional podem vir a registar um incremento – e isto porque a plataforma criada pela empresa de Coimbra iNovmapping acaba de ser selecionada  pela Google e pela Mozilla para dar suporte tecnológico à constituição de lojas especializadas na distribuição de aplicações baseadas na Web.

Mas as novidades anunciadas pela startup de Coimbra não se ficam por aqui: de acordo com um comunicado da iNovmapping, acaba de ser lançada uma nova versão beta da youbeq e ainda uma versão que funciona com sistemas operativos Android.

No mesmo comunicado, os líderes da jovem empresa enaltecem o potencial da nova youbeQ, sublinhando que a plataforma «permite, pela primeira vez, alcançar uma realidade híbrida, ou seja, juntar o mundo real com o mundo virtual. Mais nenhuma rede social o consegue».

Entre as novidades da nova versão desta rede social onde os utilizadores podem ser representados por avatares, encontram-se a possibilidade de inserir jogos, registar contas empresariais e ainda um algoritmo que estabelece um ranking da informação georreferenciada que os utilizadores colocam sobre cidades e locais que visitam.

A YoubeQ consegue ainda tirar partido da integração no Google Earth para disponibilizar ferramentas de teleporte, que permitem um internauta (ou será apenas o avatar?) viajar de milhares de quilómetros em poucos cliques.