Em 2015, pode ser que o seu cartão de crédito já permita fazer compras na Internet com um novo sistema de autenticação, que não exige a inserção de PIN ou de códigos de autenticação: A MasterCard informou hoje que está a preparar os primeiros testes comerciais de sistemas de reconhecimento facial e de voz. A esta novidade junta-se outra: A marca de cartões de crédito confirmou que está a trabalhar em consonância com a concorrente Visa com o objetivo de criar um sistema de autenticação que vai substituir o standard 3D Secure que tem sido usado até à data no comércio eletrónico.
Pelo comunicado da MasterCard, tudo leva a crer que o novo sistema de segurança não só poderá pôr termo ao uso do histórico PIN, como passará a ter em conta o perfil do utilizador e proceder à camuflagem dos números identificadores de um cartão para criar um sistema mais ágil nos pagamentos efetuados na Internet.
«A abordagem da MasterCard é utilizar dados cada vez mais “ricos” sobre o detentor do cartão, o que resultará em menos interrupções no processo de autenticação baseado em passwords no ponto de venda. E no caso de qualquer necessidade adicional no processo de autenticação, o titular do cartão será capaz de se identificar com uma palavra-chave única ou usando sistemas biométricos por impressão digital, em vez de usar códigos estáticos memorizados», refere o comunicado da MasterCard.
A MasterCard relaciona a aposta numa nova norma de autenticação com as tendências de consumo previstas para os tempos mais próximos: «Em 2018, os pagamentos em dispositivos móveis deverão representar 30% do total vendas do retalho on-line e, desta forma, o novo standard deverá ultrapassar as simples infraestruturas baseadas em PC, suportando as tecnologias emergentes e as novas necessidades de consumo».
Além dos sistemas de reconhecimento facial e de voz, que deverão ser testados em breve em cenário comercial, a MasterCard também tem feito ensaios com uma pulseira que faz a autenticação de utilizadores através de uma pulseira que faz a medição cardíaca.