exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Uber lança modalidades de custo intermédio para Lisboa e Porto

A Uber vai expandir o serviço UberX para Lisboa e Porto. Com o lançamento da nova modalidade, a UberX deixa de estar confinada aos serviços de topo de gama.

  • 333

A Uber começa a operar hoje no Porto – mas esta não é a única novidade na app que concorre com os serviços de táxis tradicionais. Hoje, a app passa a disponibilizar igualmente a modalidade de custo intermédio que dá pelo nome de UberX (até à data, a Uber apenas estava disponível na modalidade de topo de gama UberBlack). De acordo com o Expresso, a Uber não pretende lançar em Portugal o serviço UberPop, que tem em viusta a partilha de automóveis.

A expansão do serviço da Uber em Portugal surge cinco meses depois da estreia em Lisboa – e em pleno auge da polémica que tem marcado a Uber noutras paragens (o serviço foi banido em Paris e Madrid). Ontem, responsáveis da ANTRAL, a associação que representa serviços de Táxis, admitiram boicotar os serviços para o Aeroporto de Lisboa como retaliação ao acordo que a TAP acaba de firmar com a app norte-americana.

Em julho passado, a Uber acrescentara Lisboa à lista de 250 cidades de 50 países em que a sua aplicação móvel para smartphones está disponível, através da modalidade mais cara e elitista - a UberBlack, um serviços de aluguer de carros de luxo. 

O governo português já fez saber que não encara a Uber como uma concorrente desleal dos serviços de Táxis. Na Câmara do Porto, a leitura é um pouco diferente: o presidente Rui Moreira já fez saber que só deverá tornar pública uma posição sobre a app depois ed uma reunião com os representantes dos serviços de táxi. 

  • 333