exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Comissão Europeia aconselha: deixe de usar o Facebook

Os representantes da Comissão Europeia dizem que a melhor forma de evitar que os seus dados sejam recolhidos pelas autoridades dos EUA.

  • 333

Colaborador Exame Informática

O enquadramento legal do Safe Harbour não garante a privacidade dos cidadãos europeus que veem os seus dados, recolhidos por empresas norte-americanas como o Facebook, a serem transmitidos para as autoridades dos EUA. A solução, segundo Bernhard Schima, advogado para a Comissão Europeia, passa por fechar completamente a conta do Facebook, noticia o The Guardian.

O Safe Harbour prevê a proteção de dados dos cidadãos europeus que sejam transmitidos para os EUA. Sem esse enquadramento, é ilegal a transmissão destes dados para fora do espaço europeu.
As declarações surgem na sequência de um caso que está a ser julgado pelas autoridades europeias e onde se juntam várias queixas contra Apple, Facebook, Microsoft, Skype e Yahoo. Os defensores da privacidade alegam que o Safe Harbour não é suficiente para a proteção de dados europeus e que a transmissão destes dados viola alguns artigos da diretiva de proteção de dados da União Europeia.

Segundo Schima, a melhor forma de proteger estes dados é encerrar mesmo a conta do Facebook.

 

 

  • 333