exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Em Nova Iorque, já se divorcia pelo Facebook

Um casal do Gana que se casou em Nova Iorque em 2009 poderá agora divorciar-se pelo Facebook. A rede social de Zuckerberg será o meio para a entrega dos papéis de divórcio. 

  • 333

Ellanora Baidoo casou-se com Victor Blood-Dzraku em 2009. O casal de ganeses não chegou a morar junto, uma vez que o homem recusou ter um casamento religioso ganês e a mulher quis terminar a relação. No entanto, Blood-Dzraku tem comunicado com a futura ex-mulher só pelo Facebook e pelo telefone, informando que não tem residência fixa, nem local de trabalho, o que faz com que não seja possível entregar-lhe os papéis para o divórcio.

Neste caso em específico, o tribunal autorizou a que o Facebook fosse usado como meio para entrega dos documentos oficiais. Esta decisão é inédita e surge numa altura em que nem sequer o email é uma forma de entrega consensual entre os vários estados.

Baidoo teve de fazer prova e assinar uma declaração em que o perfil do Facebook de Blood-Dzraku pertencia ao futuro ex-marido, uma vez que os juízes levantaram a preocupação de não se conseguir provar que era efetivamente o homem que estava por trás do perfil.

As mensagens com os documentos do divórcio devem ser enviadas uma vez por semana e acompanhadas sempre de um telefonema ou de um SMS de alerta para terem valor legal.