exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Como a foto deste bebé juntou dinheiro para um transplante de rim numa semana

O pai do conhecido Success Kid conseguiu juntar, numa campanha lançada na Internet, 93 mil dólares para um transplante de rim. 

  • 333

Sammy Griner ficou conhecido em blogues e redes sociais pela “pinta de durão” com que enfrentou a câmara fotográfica. Além da fotogenia, a criança também promete servir de inspiração por tudo o que aconteceu nos seis anos que se seguiram à publicação da imagem na Internet: Justin Griner, o pai do bebé que ficou conhecido como Success Kid, sofre de uma doença nos rins desde 2006 – e tem vindo a ser sujeito a diálise para suprir a inoperância dos seus órgãos.

Conhecedores do desfecho dramático da avó de Sammy Griner, que morreu com uma doença semelhante, os pais de denominado Success Kid decidiram avançar com uma campanha na Internet, com o objetivo de angariar fundos para a cirurgia que permite fazer um transplante e para encontrar potenciais dadores.

Para o efeito, usaram a já famosa imagem do bebé decidido para potenciar a popularidade da campanha.

No que toca à angariação de fundos, os país de Sammy Griner já estão em condições de dar a conhecer um número que confirma que a Internet também consegue ser solidária: numa única semana de campanha, os pais de Sammy Griner conseguiram juntar mais de 93 mil dólares (86,5 mil euros), superando mesmo os 75 mil dólares (70 mil euros), que eram necessários para suprir os custos que a segurança social americana não cobre no que toca à cirurgias e à convalescença, após o transplante.

«A sua energia e humor ficam afetados, ele não consegue continuar a trabalhar, e perde 12 horas por dia numa clínica de diálise. Fazer diálise por um período tão longo aumenta de sobremaneira a probabilidade desenvolver outro tipo de problemas. A única forma de salvar a sua vida é fazer um transplante. Não há outra volta a dar», Laney Griner, em declarações ao Daily Dot.