exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Wikipédia bloqueou edição de páginas de treinadores e presidentes de Benfica e Porto

Os editores da Wikipédia decidiram restringir a edição da página de Pinto de Costa durante um mês. A página de Luís Filipe Vieira apenas está bloqueada até 1 maio.

  • 333

Hoje, ao final da manhã, depois de sucessivas incursões que visavamalterar o nome de Julen Lopetegui, a Wikipédia decidiu restringir a editores registados o poder de alterar a página dedicada ao treinador do Porto. Ao início da tarde, a enciclopédia online decidiu aplicar o mesmo tipo de proteção à página de Jorge Jesus, com uma diferença: a página de Lopetegui está protegida até 5 de maio, enquanto a do treinador do Benfica estará bloqueada para edição até 12 de maio. 

Também as páginas dos presidentes do Benfica e Porto já estão protegidas e também aqui os períodos de proteção são diferentes: a página de Luís Filipe Vieira está protegida até ao dia 1 de maio, mas a de Pinto da Costa estará protegida até 28 de maio.

Manuel de Sousa, ex-presidente da Wikimédia Portugal e atual editor da Wikipédia, confirma que não são raros os casos em que a enciclopédia tem de recorrer a medidas que limitam ou impedem a edição de páginas relacionadas com futebolistas, políticos ou celebridades. «Nestes casos, o problema é que geralmente há umas pessoas que põem umas coisas e logo aparecem outras que tiram essas coisas e põem outras e isto acontece sucessivamente», descreve Manuel de Sousa. 

O histórico das páginas dos treinadores e presidentes de Benfica e Porto é revelador da troca de galhardetes que teve lugar durante o dia de hoje: numa hora, a página da Wikipédia de Jorge Jesus registou mais de 100 alterações durante o dia de hoje; a página de Julen Lopetegui registou um número de alterações parecido entre ontem e hoje. As páginas de Pinto da Costa e Filipe Vieira só começaram a registar alterações a partir do final da manhã – e eventualmente como consequência da impossibilidade de editar as páginas dos dois treinadores que se confrontaram acaloradamente no final do clássico de domingo. 

«Sempre que há edições sucessivas, temos de colocar algum travão. As proteções são gradativas e podem durar apenas algumas horas ou mesmo dias», explica Manuel de Sousa. 

  • 333