exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Google vai passar a avisar se a sua password está em risco

A Google lançou uma extensão para o browser para avisar o utilizador quando estiver a usar passwords de serviços Google em páginas que não são da Google. 

  • 333

O objetivo do Password Alert é avisar o utilizador e encorajá-lo a ter palavras-chave diferentes para serviços diferentes. Assim, a extensão vai ser capaz de reconhecer se o utilizador está a digitar a password de um serviço Google, como o Gmail, numa página não Google, como o Facebook ou o Paypal.

As regras elementares de segurança informática explicam que cada serviço deve ter uma password única e que não se deve usar sempre a mesma combinação de caracteres em diferentes serviços. A iniciativa da Google com o Password Alert é precisamente alertar o utilizador para o facto de que usar a mesma password, mesmo que seja forte, em diferentes páginas aumenta a probabilidade de esta ser descoberta, explica o Huffington Post.

A Google tranquiliza os utilizadores dizendo que a Password Alert não grava as palavras-chave de cada um, mas vai lembrar-se de uma versão “misturada” da sua password. Esta informação é arquivada apenas para ser comparada de cada vez que é necessário e não é partilhada com ninguém. 

  • 333