exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Danças com Drones

  • 333

Um homem e 10 drones – todos eles a dançarem de forma concertada no meio da noite. O projeto chama-se Collmot e já começou a despertar a atenção na Internet.

Esqueça Kevin Costner; esqueça o faroeste; e já agora esqueça também os lobos. Isso é muito século XIX (época retratada no filme Dança com os Lobos) e 1990 (ano da estreia do filme). Em 2015, é o título Dances With Drones que dá que falar. Ok, não é um fenómeno de bilheteiras nem uma mega-produção de Hollywood. O que não impede os investigadores e os artistas do projeto COLLMOT de terem direito aos seus minutos de fama, com uma dança menos convencional. 

O mais recente vídeo promocional do projeto liderado pela Universidade de Budapeste, Hungria, pretende ser uma mostra daquilo que é possível quando artistas e engenheiros se juntam para trabalhar: um homem com o corpo iluminado transmite a graciosidade dos seus movimentos para um enxame de 10 robôs, igualmente iluminados. 

Não é por acaso que o vídeo foi gravado à noite: as danças com drones pretendem invocar as tradições xamânicas e as relações entre humanos e natureza que fazem parte da mitologia magiar. 

Como é que um homem consegue dançar com 10 drones? A resposta já foi apurada pela Popular Science: o bailarino tem numa das mãos um dispositivo que comunica através de redes sem fios com o conjunto de drones… que por sua vez tem em conta os movimentos desencadeados pelo bailarino e atua, de forma concertada, para manter as distâncias de segurança e evitar colisões.

Conheça um pouco mais do projeto Danças com drones vendo os dois vídeos inseridos nesta página.



  • 333