exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Facebook assina acordo com editoras e lança serviço de notícias

A maior rede social do mundo quer reforçar o posicionamento na distribuição de notícias. Instant Articles promete acabar com os tempos de espera no acesso às novidades de nove órgãos de comunicação.

  • 333

A Facebook assinou um acordo com nove publicações anglófonas e alemãs que prevê a inserção de notícias na maior rede social do mundo. Na lista de órgãos de comunicação social encontram-se o Guardian, o New York Times, a National Geographic, o Buzzfeed, a NBC, a BBC News, o Spiegel e o Bild. A iniciativa dá pelo nome de Instant Articles.

De acordo com um comunicado do Facebook o acordo vai permitir que os nove novos parceiros passem a usar ferramentas que tornam 10 vezes mais rápida a inserção de notícias na rede social. 

E no que toca a notícias velocidade está longe de ser apenas um pormenor – especialmente quando o leitor acede à informação a partir de telemóveis. «As pessoas partilham vários artigos no Facebook, especialmente na nossa app móvel. Contudo, hoje estas histórias demoram, em média, oito segundos a carregar, o que as torna, de longe, os mais lentos conteúdos do Facebook. O Instant Articles vai tornar o acesso à leitura 10 vezes mais rápida que o standard dos restantes artigos publicados na Internet», sublinha o comunicado da rede social. 

A rede social reitera que os editores que aderiram à iniciativa vão manter o controlo sobre os artigos e respetivos modelos de negócio. 

As notícias publicadas no Instant Articles vão poder tirar partido de ferramentas como ampliação de imagens, alta resolução, mapas interativos e autorreprodução de vídeos. E os leitores não terão de esperar que as notícias abram em endereços externos à rede social.

 

  • 333