exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Tripaya: gaste apenas um minuto a descobrir o destino de férias dentro do orçamento

Quatro jovens portugueses juntaram-se para criar um site que indica pacotes de viagens e hotéis mais indicados para cada orçamento disponível. Tripaya funciona com o Booking.com e Skyscanner. E é grátis.

  • 333

As férias de sonho de André Ramos podem ser um assunto só dele e da esposa, mas são também um momento incontornável na vida da Tripaya: «Aconteceu há dois anos. Não sabíamos para onde ir. Perdemos uma semana a ler blogues e a comparar ofertas». As férias em Santorini, Grécia, «foram espetaculares», mas não chegaram a tirar o trabalho da cabeça de André Ramos. E é assim que começa a ganhar forma o lançamento de um serviço de pesquisa de pacotes turísticos que tem como principal foco o orçamento disponível. Fará sentido? André Ramos responde: «Nós vendemos tempo. Em vez de uma semana a pesquisar na Net, o Tripaya apenas precisa de um minuto para apresentar resultados».

Em janeiro de 2014, com as férias de Santorini já remetidas para o álbum de família, André Ramos cria a Tripaya. A estreia que mais importa só viria a surgir a 15 de abril de 2015. Em 15 dias, o Tripaya, um agregador que apresenta ofertas que combinam pesquisas em repositórios de voos da SkyScanner e as bases de dados da Booking.com, chegou aos três mil utilizadores únicos. 

O funcionamento do site é fácil de explicar: o internauta indica a origem, refere datas de ida e volta, aponta o valor máximo que está disposto a pagar e diz o tipo de viagem que prefere (praia, neve, romance, etc.). Em poucos segundos, o site aponta no mapa os diferentes locais em que é possível passar uma temporada abaixo do valor máximo definido.

Por enquanto, o serviço apenas permite a escolha de pacotes turísticos na Europa. O que não impediu que, nos primeiros tempos, o agregador fosse usado por «muitas pessoas de outros continentes». «Não quisemos dar um passo maior que a perna e preferimos testar o serviço apenas na Europa. Mas queremos alargar a outros continentes no futuro», acrescenta André Ramos.

Atualmente, a oferta pesquisável pelo Tripaya conta atualmente com um total de 500 destinos turísticos na Europa. André Ramos garante que o número é substancialmente mais elevado que o total de destinos apresentados que normalmente são apresentados pelas agência de viagens tradicionais, e aponta uma característica que pretende ser diferenciadora: «No Tripaya é possível encontrar destinos que não são conhecidos do grande público. Nas férias, as pessoas têm tendência a pesquisar apenas nos locais mais conhecidos. Um exemplo: em Portugal, há muita oferta para o Algarve, mas há poucos sítios que deem a conhecer a Costa Vicentina ou Tróia».

O Tripaya nada cobra aos internautas. As receitas provêm das comissões cobradas à SkyScanner e à Booking.com. André Ramos classifica a parceria com estas duas marcas como estratégica: «Somos uma nova marca no mercado, e temos de transmitir uma imagem credibilidade. E por isso assinámos acordos com a maior marca de reservas de hotéis e com a maior marca de reserva de voos de avião».

Em breve, a Tripaya deverá alargar o leque de parcerias. Desta feita, trata-se da entrada na incubadora Startup Lisboa, que está atualmente em conversações.

  • 333