exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Quão europeus são os portugueses? Há uma app para isso

A Qlik lançou uma aplicação interativa que combina dados de todos os países da União Europeia e que permite fazer análises para descobrir dados sobre como vivemos, trabalhamos ou passamos o tempo livre.

  • 333

A Qlik lançou a aplicação interativa ‘How European Are You?’ – disponível em http://howeuropeanareyou.eu/full-app/ –, que combina dados recolhidos nos 28 países da União Europeia com o objetivo de investigar três áreas chave: como vivem, como trabalham e como se divertem os europeus. O intuito é dar a conhecer as semelhanças e as diferenças existentes entre as várias nações europeias, o que pode servir para contrariar (ou reforçar) os estereótipos que temos sobre outros países.

A secção ‘Como vivemos’ está disponível para consulta, sendo que as áreas referentes a ‘Como trabalhamos’ e ‘Como nos divertimos’ estarão disponíveis nos próximos meses, de acordo com comunicado da Qlik.

Entre os exemplos de dados analisados na secção ‘Como vivemos’ estão a quantidade de dinheiro que os europeus gastam com o arrendamento de casa, as inclinações políticas e o estado das relações sentimentais. Assim, entre as conclusões que se podem retirar, constata-se, por exemplo, que: no Reino Unido o custo mensal de serviços de utilities (água, luz, etc.) é o dobro do verificado em Portugal e na Suécia; 41% dos adultos residentes na UE estão casados; ou que o cappuccino mais barato pode encontrar-se em Portugal, Polónia e Itália, e o mais caro na Dinamarca.

  • 333