exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Google quer contar as calorias da comida... em fotografias

A Google está a preparar um algoritmo para “ler” as fotografias publicadas online e identificar a quantidade de calorias presentes nas imagens de comida. 

  • 333

O projeto de inteligência artificial da Google vai conseguir contar todas as calorias nos pratos do utilizador, apenas olhando para fotografias. O serviço Im2Calories faz parte do projeto Rework Deep Learning Summit e foi apresentado durante a semana passada em Boston, noticia a Popular Science.

Este algoritmo analisa a profundidade de cada pixel, identifica o tamanho da comida que está retratada e calcula o número de calorias, explica Kevin P. Murphy, que trabalha nesta equipa da Google. O algoritmo será eficiente de forma a não precisar de uma imagem de alta resolução para poder calcular o número de calorias.

Esta nova tecnologia acrescenta uma utilidade maior às apps de nutrição e de análise de hábitos alimentares, oferecendo uma forma mais científica para cálculo das calorias ingeridas de cada vez e uma alternativa para uma alimentação mais saudável.

O porta voz da Google Jason Feidenfelds diz que este projeto ainda está numa fase muito inicial, com os primeiros testes e investigações e que não existe qualquer previsão de quando é que poderá ser colocado em produção.