exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Vodafone lança plataforma digital para ajudar jovens a escolher profissão

A Design The Future disponibiliza mais de 100 vídeos com entrevistas a portugueses reputados e tem por objetivo fomentar a literacia dos jovens a nível das suas opções formativas.

  • 333

Paulo Matos

A Fundação Vodafone, em parceria com a Associação Better Future, lançou a plataforma online Design The Future, que, segundo comunicado de imprensa, tem como objetivo difundir o conhecimento e promover a literacia dos jovens portugueses ao nível das suas opções formativas, “de forma a permitir a estes jovens uma escolha académica mais orientada aos seus gostos e aptidões”.

Nesta fase de lançamento, a plataforma, disponível em http://designthefuture.pt/, conta com mais de 100 vídeos com entrevistas a representantes de diversas áreas. A título de exemplo, podemos citar os nomes de Eduardo Souto Moura, Joana Vasconcelos, José Avillez, Joaquim de Almeida, César Mourão, Teresa Anjinho, João Tordo, Dino Alves, Cuca Roseta, Zé Pedro e Marcelo Rebelo de Sousa. Nos vídeos, os entrevistados falam sobre as motivações que os levaram a escolher a profissão, de modo a transmitirem a informação necessária para que os jovens possam fazer escolhas mais conscientes e orientadas ao seu perfil.

Refira-se que, atualmente, existem cerca de 440 mil jovens a frequentar o ensino secundário e 390 mil matriculados no ensino superior, mas estima-se que metade dos estudantes que frequentam o ensino superior desiste do curso durante o 1º ano. Alguns estudos demonstram que tanto o abandono académico como uma parte da taxa de desemprego jovem advêm da falta de informação dos estudantes em relação aos cursos disponíveis no mercado e às respetivas saídas profissionais.